Vinícola Villa Santa Maria
Comer & Beber

Os Vinhos de Campos do Jordão

Vinícolas de Campos do Jordão

A divisa entre Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí, no Circuito Turístico do Baú, região rural das duas cidades, abriga duas vinícolas que vem chamando atenção da mídia especializada. O motivo: vinhos cheios de personalidade, únicos. Por isso as Fazendas Villa Santa Maria e o Viveiro Frutopia se tornaram atrativos turísticos obrigatórios para quem aprecia um bom vinho. 

Vinho de Altitude

Entre Vilas - Um vinho de altitude

Entre Vilas – Um vinho de altitude

Os Vinhos Artesanais Entre Vilas são produzidos no Altiplano do Baú, desde 2008, a 1600 metros acima do nível do mar, na serra da Mantiqueira. O vinho é obra da Frutopia Vineyards, um braço do Viveiro Frutopia, o maior viveiro de frutas vermelhas do mundo.

As uvas
Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Shiraz, Malbec  e Pinot Noir, são as castas de uvas produzidas pela vinícola. Em comum, as uvas do Entre Vilas resultam num vinho concentrado e espesso. O motivo são as grandes amplitudes térmicas da primavera e verão na Serra da Mantiqueira, que fazem com que ocorra um espessamento das cascas das uvas. A vinícola também se destaca pela sua produção 100% artesanal sem adição de sulfitos.
Entre Vilas - Barris de carvalho francês abrigam o vinho

Entre Vilas – Barris de carvalho francês abrigam o vinho

O vinhedo

A condução dos vinhedos é feita com o mínimo de intervenção possível, pois as vinhas são abrigadas por uma estrutura  que as protege das chuvas, minimizando a ocorrência de doenças e também oferecendo uma perfeita maturação das uvas. Esse foi o pulo do gato encontrado pelo proprietário do Viveiro Frutopia, o engº agrônomo e wine maker Rodrigo Veraldi, para viabilizar a produção de uvas numa região sem tradição vinícola.
Mesmo localizado numa região inusitada para o cultivo de uvas, a Frutopia Vineyards conseguiu produzir um vinho de qualidade e que vem agradando o paladar das pessoas que visitam a Serra da Mantiqueira.
*

Vinho de Inverno

Vinícola Villa Santa Maria

Já a vinícola Villa Santa Maria produz o vinho Brandina e abriu suas portas para os visitantes em julho deste ano. A fazenda foi uma das novidades da última temporada de inverno de Campos do Jordão. Um achado para os turistas que se aventuraram pela área rural do Baú.

Vinícola Villa Santa Maria
A vinícola oferece uma breve visita guiada até as parreiras,  onde a guia revela o “segredo” da família para fazer vingar boas uvas na Serra da Mantiqueira: a amplitude térmica combinada com uma engenhosa poda invertida. 

Vinícola Villa Santa Maria

A visita guiada (R$40,00 por pessoa) dá direito a degustação dos três vinhos da vinícola. Primeiro é servido um frisante rosé. Uma assemblage de Merlot e Cabernet Franc de 2015, cujo resultado nas palavras do Cristian, sommelier da casa, é um vinho: “honesto”. O rosé cumpre bem sua função refrescante. Na sequência são servidos os tintos. O Brandina 2014 combina as uvas Merlot, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon .

Vinícola Villa Santa Maria

Por fim, é servido o premiado Brandina 2013,  uma assemblage de Cabernet franc (63%) e Cabernet Sauvignon (37%). Envelhecido em barricas de carvalho francês, é “encorpado, aveludado e amadeirado. Tem personalidade, mesmo ainda jovem e remetendo, sobretudo, às frutas vermelhas”. Isso é o que o sommelier da casa destaca, algo que se comprova facilmente comparando com o 2014. Resumo da ópera: A vinícola Villa Santa Maria está produzindo um excelente Vinho de Inverno como eles gostam de chamar. Um vinho paulista de respeito!

***

SERVIÇO

+ Informações e Como chegar em:

www.entrevilas.com.br

facebook.com/vinicolavillasantamaria

***

OFERECIMENTO

Logo BG 30 Anos

***

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Padrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>