turismo rural em Campos do Jordão
Bem Estar, Natureza, Passeios

Turismo Rural em Campos do Jordão

 “Todo homem pode ser um homem bom no campo”

O aforismo que abre esse post é do escritor Oscar Wilde e faz alusão a sensação de paz e tranquilidade que a vida no campo proporciona às pessoas das cidades. Escapar do stress do dia a dia dos grandes centros é o que motiva a escolha de Campos do Jordão como destino turístico de muitos turistas.

Bairro dos Mellos, comunidade rural de Campos do Jordão.

Bairro dos Mellos, comunidade rural de Campos do Jordão.

Turismo Rural

A cidade, apesar do badalado centro turístico, tem várias opções de passeios nos quais a natureza e a calma ditam a cadência dos eventos. Tanto que cada vez mais empresários da região tem voltado os olhos para empreendimentos na área do turismo rural. São iniciativas focadas em momentos de bem estar genuíno, de contato com a natureza, com a culinária local, a agricultura e as tradições das comunidades rurais.

Pés de framboesas. A fruta é figurinha carimbada na culinária típica de Campos do Jordão e região.

Pés de framboesas. A fruta é figurinha carimbada na culinária típica de Campos do Jordão e região.

Selecionamos três destinos que combinam visitas ao campo, observação de animais, hortas, café coloniais e cultura local. Um mundo livre de agrotóxicos, que respeita o meio ambiente e as tradições locais, e cujas delícias vão ficar na sua lembrança por muito tempo. Tudo com gostinho de fazenda.

Fazenda Renópolis

O buffet do Café colonial da Fazenda Renópolis é sempre lembrado pelo júri da revista Veja Comer & Beber.

O  Café colonial da Fazenda Renópolis é sempre lembrado pelo júri da revista Veja Comer & Beber.

A fazenda Renópolis produz tudo que é consumido nas suas dependências. Administrada por Denise e Débora Murgel, mãe e filha, a Fazenda Renópolis pertence à família Murgel desde a década de 20 e dela se originou a Colônia Renópolis, povoada por colonos japoneses há décadas.

O local responde por  20 alqueires de mata nativa, com trilhas, cachoeira, destinos de escalada e belíssimas paisagens da Serra da Mantiqueira.  Em meio às trilhas da fazenda diversos animais convivem harmonicamente com os funcionários e turistas.

A comunidade rural de Renópolis é tão tradicional que conta com uma parada ferroviária própria. A Fazenda Renópolis também faz parte do roteiro turístico da EFCJ e é uma das paradas do trajeto Campos do Jordão - Santo Antônio do Pinhal.

A comunidade rural de Renópolis é tão tradicional que conta com uma parada ferroviária própria. A Fazenda Renópolis também faz parte do roteiro turístico da EFCJ e é uma das paradas do trajeto Campos do Jordão – Santo Antônio do Pinhal.

Na casa sede o turista encontra a Casa de Chá colonial, conhece o artesanato local e produtos com ervas medicinais e aromáticas produzidos na fazenda.

A revista Veja Comer & Beber acaba de destacar os chás da Fazenda Renópolis em sua última edição. Ao todo são 40 tipos de chás, cujas ervas são cultivadas organicamente e depois desidratadas, mas o chá também pode ser feito com folhas frescas colhidas na horta, à vista do freguês.

 Empório dos Mellos

O Empório dos Mellos é responsável por um toque discreto e eficiente de contemporaneidade para a culinária da pacata comunidade dos Mellos em Campos do Jordão.

O Empório dos Mellos é responsável por um toque discreto e eficiente de contemporaneidade na culinária da pacata comunidade dos Mellos em Campos do Jordão.

Mix de empório, restaurante e casa de artesanato, o Empório dos Mellos trabalha com produtos cultivados e produzidos pela comunidade do Bairro dos Mellos, uma bucólica comunidade rural de Campos do Jordão.

O vale dos Mellos onde fica localizado o Empório dos Mellos.

O vale dos Mellos onde fica localizado o Empório dos Mellos.

A mercearia oferece verduras, legumes, pães artesanais e frutas frescas sempre fornecidas por agricultores da região. Na lojinha de artesanato o visitante encontra  peças de madeira, machetaria, bordados, velas, cerâmica e pintura em tecido. Tudo produzido pela comunidade local.

Com 10 anos de atividade o Empório dos Mellos já faz parte do dia a dia da comunidade local.

Com 10 anos de atividade o Empório dos Mellos já está totalmente incorporado ao dia a dia da comunidade local.

Já o restaurante homenageia a comida caipira em cada um de seus pratos, mas com uma releitura moderna. O lombo na lata, por exemplo, é recheado com linguiça calabresa ao molho agridoce de mexerica e geleia de pimenta, acompanhado de repolho refogado e purê de mandioquinha.  Do restaurante os clientes tem vista para a comunidade dos Mellos e um jardim de roça, onde pode-se observar o vai vem de  galinhas d’angola e várias espécies de passarinhos.

 Viveiro Frutopia | Restaurante Entre Vilas

O nome Entre Vilas batiza o restaurante, o vinho e o azeite do viveiro

O nome Entre Vilas batiza o restaurante, o vinho e o azeite do viveiro Frutopia

Valorizar produtos locais, privilegiando pequenos agricultores e minimizando impactos ambientais. Esta é a proposta do Restaurante Entre Vilas, localizado entre São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão.  Com uma proposta de levar à mesa apenas aromas e sabores típicos do campo, a casa utiliza somente matérias-primas e ingredientes oriundos da fazenda e da região onde o restaurante está localizado.

O Agrônomo Rodrigo Veraldi Ismael é o responsável pela produção do viveiro

O Agrônomo Rodrigo Veraldi Ismael é o responsável pela produção do viveiro Frutopia. Foto: Revista Globo Rural

Instalado dentro do viveiro Frutopia, o restaurante apesar de estar localizado na vizinha São Bento do Sapucaí é de fácil acesso para quem visita Campos do Jordão.  E o viveiro aberto recentemente para visitações também possui ligações fortes com Campos. Rodrigo Veraldi Ismael, o proprietário, é filho do ex-prefeito de Campos do Jordão, João Paulo Ismael. E foi o Ismael pai que há 30 anos atrás, começou o cultivo de framboesas na propriedade da família,  hoje administrada pelo filho. Maior viveiro de frutas do país, a propriedade é 100% sustentável. Só de framboesas são 20 variedades diferentes. A propriedade também produz lúpulo e seu produto serviu de matéria-prima para a edição comemorativa de 15 anos da cerveja Baden Baden. Outras áreas de atuação da fazenda são as vinhas e oliveiras, que também já contam com vinho e azeite homônimos, o Entre Vilas.

A edição comemorativa de 15 anos da Baden Baden foi produzida com lúpulo do Viveiro Frutopia.

A edição comemorativa de 15 anos da Baden Baden foi produzida com lúpulo do Viveiro Frutopia.

Mas atenção, interessados em conhecer a fazenda ou almoçar no restaurante devem fazer reservas antecipadas.

O restaurante funciona às sextas, sábados e domingos, a partir das 12 horas e as reservas devem ser feitas através do e-mail r.veraldi@terra.com.br ou pelo telefone 12- 99745-9897. O Entre Vilas fica no 5 KM da Estrada Municipal São Bento do Sapucaí.

***

Como chegar:

Fazenda Renópolis, clique aqui.

Empório dos Mellos, clique aqui.

Viveiro Frutopia, clique aqui.

***

OFERECIMENTO

Logo BG 30 Anos

***

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Padrão

Um comentário em “Turismo Rural em Campos do Jordão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>