Comer & Beber

Na dúvida, peça truta!

Ela é prima do salmão e chegou a Campos do Jordão há pouco mais de 50 anos. Os primeiros ovos da espécie a desembarcar por aqui vieram da Dinamarca. Chique que só ela, fez fama muito rápido e logo virou gíria, primeiramente como sinônimo de mulher bonita e fina, de corpo esguio; depois virou referência a pessoas importantes, patrões; hoje ela serve para cumprimentar amigos, quem é de São Paulo já se acostumou a ouvir um “e aí, truta?” como cumprimento pelas ruas da metrópole. O que é super adequado, afinal, se a palavra passou a significar “alguém importante”, chamar um amigo de truta é mais do que válido.  E Campos do Jordão se alegra muito em ser “truta” da truta. A espécie se adaptou perfeitamente às águas da cidade e já está totalmente integrada à cultura local. Nem tem mais sotaque, já é brasileira e jordanense.

Truta é coisa séria - Campos do Jordão conta com um centro de pesquisas e um centro de treinamento especializado em truticultura.

Truta é coisa séria – Campos do Jordão conta com um centro de pesquisas e um centro de treinamento especializado em truticultura. Curiosidade: O peixe pode chegar a 60 cm de comprimento e pesar até 2 kg. Na foto: Fêmea de coloração selvagem (a mais comum) de 2 anos de idade.

O peixe está presente em “11 de cada 10 restaurantes” de Campos do Jordão. E arriscamos dizer que aqui se come a truta mais fresca do país. Criadouros particulares e a Estação Experimental de Salmonicultura de Campos do Jordão, que pertence ao Instituto da Pesca do Estado de SP, respeitam todo o ciclo natural da espécie e fornecem o peixe para toda rede de restaurantes da cidade.

Tanque de cultivo com água corrente da montanha. Truticultura Cachoeirinha, Campos do Jordão-SP.

Tanque de cultivo de trutas com água corrente da montanha. Truticultura Cachoeirinha, Campos do Jordão-SP.

A espécie Arco-Íris, originária dos rios da América do Norte, hoje é mais comercializada em Campos do Jordão, e pode ser comum ou salmonada (na qual o peixe é alimentado de maneira que venha a desenvolver uma cor mais avermelhada, como um salmão).

O toque de mestre - A qualidade da truta de Campos do Jordão deve muito a água fria e límpida da cidade.

Toque de mestre – A qualidade da truta de Campos do Jordão deve muito a água fria e límpida da cidade.

Por só se desenvolver em águas muito frias e cristalinas a Truta é considerada um pescado branco, assim como o salmão, e por não se desenvolver em qualquer ambiente e ser muita rica nutricionalmente, é considerada um alimento gourmet.

Truta com legumes e purê de batata doce roxa. Restaurante Tarundu.

Truta com legumes e purê de batata doce roxa. Restaurante Tarundu.

O apelo gastronômico sofisticado do peixe pode ser notado facilmente nos restaurantes de Campos do Jordão. Na cidade o peixe está sempre na lista dos pratos mais pedidos e chega às mesas nas mais variadas formas, de caviar à moqueca, e com os mais curiosos acompanhamentos, do tradicional pinhão local ao purê de batata doce roxa. A imaginação dos chefs para reinventar o prato não tem limites.

Filé de Truta grelhado acompanhado de purê de mandioquinha, bastões crocantes de queijo minas regado ao molho caramelo de cerveja. Restaurante Ludwig.

Filé de Truta grelhado acompanhado de purê de mandioquinha, bastões crocantes de queijo minas regado ao molho caramelo de cerveja. Restaurante Ludwig.

Pesque e pague

Restaurante e Pesque e Pague "Truta Azul".

Restaurante e Pesque e Pague “Truta Azul”.

Além dos criadouros e restaurantes, outro ramo de negócios de Campos do Jordão que se mantém graças a truta são os parques de pesca. Isso porque a truta arco-íris é um peixe muito cobiçado por pescadores esportivos. Muito combatente e astuta, ela é um convite para a pesca esportiva, sobretudo a denominada Flyfishing, praticada com mosca.

Onde comer? Onde Pescar?

Que trio! - Truta + Pinhão + Friozinho com lareira.

Que trio! – Truta + Pinhão + Friozinho com lareira.

Abaixo listamos alguns criadouros, parques e restaurantes que fazem bonito no cultivo e(ou) preparo da truta.

Pesca & Cultura

Pesca na Montanha

No Pesca na Montanha o pescador desfruta de uma paisagem que remete aos lagos canadenses.

No Pesca na Montanha o pescador desfruta de uma paisagem que remete aos lagos canadenses.

A criação de trutas, com capacidade de 1 tonelada/mês, conta com uma ampla infra estrutura de tanques circulares e auto-limpantes. Toda a produção é absorvida pelos lagos de pesca e pelo restaurante. Solicite uma visita monitorada à criação. O técnico em piscicultura explica a origem da truta, suas principais características, aspectos históricos sobre a introdução deste peixe na região, etc.

Pesca-se em 3 lagos com níveis diferentes de dificuldade e você pode trazer seu próprio equipamento.

Pesca de truta: é fornecido como cortesia vara de bambu, isca e sam­burá. Depois de pescados, os peixes são pesados, limpos e embalados no gelo. Preço p/quilo: R$ 28,00.

Resenha e endereço: Clique aqui.

Truticultura Cachoeirinha

No caminho do Horto Florestal de Campos do Jordão, a truticultura Cachoeirinha é um dos endereços mais tradicionais no tocante ao cultivo e preparo de pratos com truta em Campos do Jordão. Um lugar bastante aprazível, excelente para quem gosta de curtir a natureza, com paz e tranquilidade.

Resenha e endereço: Clique aqui.

Comer! Comer!

Truta com ratatouille de legumes. Restaurante Baden Baden.

Truta com ratatouille de legumes. Restaurante Baden Baden.

Baden Baden – Resenha da Veja Comer & Beber, clique aqui.

Matterhorn - Resenha da Veja Comer & Beber, clique aqui.

Mezzanino - Resenha da Veja Comer & Beber, clique aqui.

Confraria do Sabor - Resenha da Veja Comer & Beber, clique aqui.

Ludwig - Resenha da Veja Comer & Beber, clique aqui.

Charpentier - Resenha da Veja Comer & Beber, clique aqui.

Tarundu - Resenha da Veja Comer & Beber, clique aqui.

Arco Íris - Resenha da Veja Comer & Beber, clique aqui.

Santa Truta - Resenha da Veja Comer & Beber, clique aqui.

Truta Azul - Resenha da Veja Comer & Beber, clique aqui.

Para mais, acesse:
www.vejabrasil.abril.com.br/vale-e-montanha
***

bônus: Veja como é feito o cultivo da truta arco-íris no Parque Estadual de Campos do Jordão.

***

OFERECIMENTO

Logo BG 30 Anos

***

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Padrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>