shitake blog
Bem Estar, Comer & Beber

Shitake também é coisa nossa!

Existe uma brincadeira comum entre garçons, uma vez que surja a dúvida sobre quem pediu um prato com shitake, basta procurar um japonês no salão. “Vai na fé que é dele”, ensinam os mais velhos de praça aos garçons novatos.

Descendentes de japoneses são loucos por shitake, mas cada vez mais turistas em Campos do Jordão vem se rendendo ao sabor e aos benefícios dos cogumelos. O ingrediente é figurinha certa nas invenções da maioria dos nossos restaurantes. O shitake consumido em Campos é cultivado, sobretudo, por famílias das colônias japonesas da cidade e de municípios vizinhos como Santo Antonio do Pinhal e São Bento do Sapucaí. A produção local garante cogumelos mais frescos e um preço final mais justo para os bolsos dos clientes.

Shitake - Esse cogumelo tem diversas propriedades nutricionais e terapêuticas, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico e a manutenção dos tecidos musculares e dos ossos.

Shitake – Esse cogumelo tem diversas propriedades nutricionais e terapêuticas, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico e a manutenção dos tecidos musculares e dos ossos.

Mas se você ainda não se curvou a essa iguaria japonesa, deveria. O shitake apresenta alto valor nutritivo. Embora sua composição seja cerca de 90% de água, seu peso seco pode conter até 40% de proteínas. E pesquisadores da Unicamp há poucos anos divulgaram uma pesquisa comprovando que os cogumelos são ótimos aliados no combate ao envelhecimento das células e exercem importante participação nas reações metabólicas. Não bastasse, ainda possuem poucas calorias. Em cada 100 gramas de shitake há apenas 35 calorias. “Tá” revelado o segredo, ao menos em parte, da boa forma e da longevidade dos japoneses.

Shitake - ideias para regular o colesterol, previnir o envelhecimento e diminui o  o risco de doenças cardíacas.

Shitake  é um alimento excelente para regular o colesterol, prevenir o envelhecimento e diminuir oo risco de doenças cardíacas.

Sendo assim o negócio é se inspirar nos japoneses e passar a pedir também pratos com shitake, o que é uma boa não só pela saúde, mas também pelo sabor. Chefs de Campos do Jordão costumam fazer maravilhas com o cogumelo. Na cidade os turistas encontram o shitake nas mais variadas receitas, de caldos à massas, cortes de carnes, e até em hambúrgueres. Sério hambúrguer. Achamos tão curioso que até descolamos a receita com o restaurante Baden Baden para você.

Shitake - Saudável e gostoso.

Shitake – Saudável e gostoso.

Confira agora as propriedades nutricionais do shitake e logo abaixo duas receitas para você fazer em casa.

Vitamina B1 Valor máximo em 100 gramas de cogumelo: 0,08mg Ingestão diária recomendada: 1,2mg
Vitamina B2 Valor máximo em 100 gramas de cogumelo: 0,30mg Ingestão diária recomendada: 1,3mg
Ácido fólico Valor máximo em 100 gramas de cogumelo: 1014mg Ingestão diária recomendada: 400mg
Fósforo Valor máximo em 100 gramas de cogumelo: 113mg Ingestão diária recomendada: 700mg
Vitamina C Valor máximo em 100 gramas de cogumelo: 7,2g Ingestão diária recomendada: 45mg
Proteína Valor máximo em 100 gramas de cogumelo: 2,3g Ingestão diária recomendada: 75g
Fibra alimentar Valor máximo em 100 gramas de cogumelo: 3,9g Ingestão diária recomendada: 25g”

Principais benefícios para a saúde

#1 ativa o botão da saciedade, o que diminui a gula. #2 garante tanta proteína quanto a da carne vermelha, com a vantagem de ser uma fonte de proteína mais saudável (e engordar menos!). #3 recruta o exército de defesa do organismo e previne a gripe e o câncer. #4 afina o seu sangue e afasta o mau colesterol.

Para ir além: Confira reportagem da Revista Boa Forma sobre os 4 super poderes do shitake. Clique aqui.

RECEITAS Hamburger da Montanha – Restaurante Baden Baden

Hamburger da Montanha. restaurante Baden Baden.

Hamburger da Montanha. Restaurante Baden Baden.

Para o hambúrguer

Utensílios: Processador e Aro de metal

Ingredientes:

800 g de picanha com pouca gordura

Sal e pimenta branca moída à gosto

Para o molho de shitake

Ingredientes:

350 g de shitake

½ cebola picada

1 colher de sopa de azeite extra virgem

Salsinha Sal à gosto

Para a cama de batatas

Utensílios: Forma de quiche pequena

 Ingredientes:

4 batatas grandes cozidas e cortadas em rodelas

100ml de creme de leite fresco

100 g de queijo gorgonzola

Preparo:

Coloque a carne em um processador de alimentos para picá-la, divida em quatro partes forme os hambúrgueres com ajuda de um aro, tempere com sal e pimenta branca moída e reserve.

Em uma frigideira doure a cebola no azeite, acrescente o shitake cortado em laminas e deixe refogar por 5 min, acrescente o sal e a salsinha e reserve.

Na forma de quiche faça camadas intercalando a batata, o creme de leite e o queijo gorgonzola picadinho, e leve ao forno médio para assar por 20 min. Desenforme no prato de servir.

Grelhe os hambúrgueres no ponto desejado, coloque sobre a batata, cubra com o shitake e salpique com gorgonzola picadinho.

***

Confira também clicando na imagem abaixo uma receita de Nhoque de mandioquinha com iscas de filet e shitake.

nhoque pronto 2

Nhoque de mandioquinha com iscas de filet e shitake – Confira a receita, clique aqui.

***

OFERECIMENTO

boulevardgerneve teste

________________________________________

assinatura BG

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Padrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>