Comer & Beber, Passeios & Compras

Queijos e Inverno, tudo a ver!

Queijos combinam com o inverno. Assim como o vinho e o chocolate, os queijos ganham um apelo ainda maior nesta época do ano. Por isso preparamos uma lista com os principais tipos de queijo para você mandar bem naquela tábua de frios, queijos e vinhos ou fondue. De quebra listamos as melhores casas de queijos de Campos do Jordão e contamos as calorias da maioria deles, para você saborear sem culpa e não perder moral com a balança.

Tipos de queijos

Existem vários tipos de queijos em todo o mundo. A diferença entre eles dá-se basicamente pela matéria prima utilizada (leite de vaca, cabra, ovelha, búfala), textura (macia, firme), sabor (leve, picante), cor (branca, amarela), odor (marcante, suave) e composição nutricional (mais ou menos calórico, em função da quantidade de gordura).

Confira os mais comuns:

Queijo faz bem

Queijos são alimentos excelentes por causa do alto valor nutritivo. Eles são ricos em proteínas de boa qualidade, também fornecem vitaminas A , D e E ao organismo, além de minerais (principalmente, cálcio e fósforo)). Quanto ao valor calórico, os mais gordurosos são os que normalmente contêm maior quantidade de energia.

Sobre o cálcio, este é mais um motivo para não tirar o queijo da dieta. Isso porque atualmente muitos estudos relacionam o consumo de alimentos ricos em cálcio, como o queijo, com baixos índices de massa corporal(IMC).

Mas não é por isso que você vai fazer dos queijos sua dieta principal. Nem pode. Por ser rico em gorduras saturadas, é importante que os queijos sejam consumidos com moderação. O ideal é optar por queijos menos calóricos.

Saiba como

Para verificar a quantidade de gordura dos queijos basta observar a sua cor. Geralmente, quanto mais amarelo, maior é o teor de gordura do queijo. Mas nem todos seguem essa regra, o mussarela de búfala, por exemplo, é uma exceção. Apesar de ser bastante branco, é um queijo com alto teor de gordura.

De bem com a balança

Os principais exemplos de queijos menos gordurosos e com baixo valor calórico são o queijo minas fresco, ricota e cottage. Tais queijos são fontes de proteínas de alto valor biológico, ou seja, proteínas que fornecem todos os aminoácidos essenciais ao organismo em quantidade suficiente. Ótimos para ingerir depois da academia.

Coma com consciência

Moderadamente tudo pode, até aquele cheddar super calórico que você adora. É só controlar nas porções. Como? Confira as calorias (porção de 100g) dos principais queijos a venda no Brasil.

 Cottage – 103 kcal

Ricota – 138 kcal

Requeijão – 257 kcal

Minas Fresco – 264 kcal

Muçarela – 300 kcal

Muçarela de Búfala – 300 kcal

Brie – 334 kcal

Catupiry – 343,5 kcal

Cream Cheese – 349 kcal

Provolone – 351 kcal

Prato – 352 kcal

Gorgonzola – 353 kcal

Suíço – 380 kcal

Parmesão duro – 392 kcal

Cheddar – 403 kcal

Em Campos do Jordão

Empório Matterhorn - Tudo para o seu queijos e vinhos.

Empório Matterhorn – Tudo para o seu queijos e vinhos.

Já é hábito de muitos turistas levar na bagagem de volta para casa, queijos de Campos do Jordão. Selecionamos as melhores casas de queijos da cidade para você visitar.

Matterhorn – Boulevard Geneve, Praça de Capivari, loja 18

Esther – Rua Oriavaldo de Lima Cardoso,13, Vila Jaguaribe

Queijo Cremoso – Endereço: R. Sta. Tereza, 71, Vila Isabela | Ao lado do Portal

Arcobaleno – Endereço: Av. Januário Miráglia, 2588, loja 2,  Jaguaribe

Queijos Artesanais

queijos artesanais

Sans Souci trouxe em 2016 para Campos do Jordão a tradição dos melhores tipos de queijo do mundo. Agora queijos finos como Saint Marcellin, Saint Paulin, Pont L’Évêque, Chabichou, Chèvre a l’huile, entre outros, fazem parte do mix de produtos do cantinho gastronômico mais simpático da cidade. Clique na imagem para saber mais.

***

OFERECIMENTO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Padrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>