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Comer & Beber, gastronomia

Pinhão: Um super aliado da saúde

Existe uma dica que é praticamente um consenso entre nutricionistas: para ter uma alimentação saudável aposte em alimentos sazonais. Eles são mais frescos, nutritivos e baratos.Se forem produzidos localmente, melhor ainda. Mas o que dizer então, se o alimento em questão for produzido pela própria natureza, sem intervenção do homem? Ih, daí os nutricionistas piram, e recomendam, “pode comer, vai, se joga!”. Lembrou do pinhão? Pois é, nós também. E fomos pesquisar quais as vantagens nutricionais do pinhão. Quer saber o que descobrimos? Além de delicioso, o pinhão também é excelente para a saúde.

Saiba tudo sobre a origem do pinhão e sua relação com Campos do Jordão. Clique aqui.

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Pinhão faz bem para o coração, para o intestino, para os ossos, para controlar o colesterol, para prevenir anemia, para os olhos, para retardar o envelhecimento, para te dar energia e até mesmo para te ajudar a perder peso.

O pinhão é um alimento rico em diversos nutrientes importantes para a saúde. Uma porção de 100 g é abundante em proteínas, potássio, cálcio, ferro,zinco, fósforo e vitaminas A, B1 e C.

Para o coração

O potássio presente no pinhão é um vasodilatador e contribui para o aumento do diâmetro das artérias. Assim o sangue passa a circular com mais facilidade no organismo, reduzindo, dessa forma, a pressão arterial. Além disso, por possuir boa quantidade de gorduras monoinsaturadas, que são as gorduras boas para diminuir o colesterol. O que ajuda a evitar doenças cardiovasculares.

Para o intestino e controle do colesterol

As fibras do pinhão são aliadas do funcionamento saudável do intestino. Essa característica nutricional contribui para o controle do colesterol, auxiliando na eliminação dos sais biliares (substâncias produzidas por meio do colesterol e utilizadas na digestão das gorduras).

Para os ossos

Consumido em quantidade adequada o pinhão é excelente para o fortalecimento dos ossos, já que é uma semente extremamente rica em mineirais como cálcio e fósforo.

Para prevenir anemia

No pinhão reside uma dupla infalível no combate à anemia. Ferro e cobre. O ferro é um mineral que previne anemias e gera energia ao organismo e o cobre ajuda na absorção do ferro. Um “casamento” perfeito e super saudável.

Para os olhos e para combater o envelhecimento precoce

O pinhão é rico em antioxidantes, que ajudam a diminuir o envelhecimento precoce. E entre os oxidantes presentes na semente encontra-se a luteína, que é primordial para a saúde dos olhos, pois diminui os riscos de doenças como a catarata.

Para te dar um gás pro dia a dia e evitar doenças

O pinhão é rico em carboidratos do tipo complexo. Ou seja, do tipo que estimula o equilíbrio intestinal, recuperando a flora bacteriana e melhorando o sistema imunológico. E por ser rico em calorias garante energia de sobra para as atividades do dia a dia.

Para perder peso

Os carboidratos do tipo complexo, presentes no pinhão, dão sensação de saciedade. E um outro benefício do pinhão que anima os adeptos da boa forma é que a semente é um agente de liberação do ácido linoleico. Esse ácido age como supressor da fome e libera um hormônio chamado colecistoquinina, que ajuda a diminuir a vontade de comer.

Dica fit

Mas fique atento. A ingestão recomendada é de 100g por dia. Algo como 10 pinhões, estourando heim! Por isso os nutricionistas costumam recomendar que o pinhão seja consumido como lanche, entre refeições, e principalmente no fim da tarde, para ajudar a controlar a fome que é mais comum no período da noite. Outra boa opção é utilizá-lo como farofa em saladas.

Preparo

Não consuma cru. A recomendação dos nutricionistas é que o pinhão seja cozido em uma panela de pressão com um pouco de água até cobrir todas sementes, à fogo médio, entre 30 e 40 minutos. Depois, é só retirar a casca e comer. Ah, e consumir o pinhão como farinha também é recomendável. Uma boa alternativa para o preparo de massas, com a vantagem da semente não possuir glúten.

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Saiba mais em:

Confira as dicas da nutricionista Karin Honorato para o Portal G1 da Globo MG. Clique na imagem para assistir.

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fontes: Revista Viva Saúde e G1

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