o melhor clima do mundo
Natureza, Reportagem

O melhor clima do mundo

Respire fundo. O ar que você acaba de inalar fez você se sentir mais calmo?

Em Campos do Jordão a resposta invariavelmente para essa pergunta é um sim. A cidade, localizada na Serra da Mantiqueira, é cercada pela natureza. Florestas nebulares, matas de araucárias e campos de altitude são os principais biomas que envolvem a cidade.

Adicione à natureza privilegiada um clima frio e seco, aliado a altos índices de dias claros e uma oscilação de temperatura média entre as estações, de 8° graus, e você tem aquele que muitos consideram o melhor clima do mundo.

foto: Lucia Barreiros

foto: Lucia Barreiros

Mas em tempos de campanhas de marketing milionárias e muito jabá, é natural que muitas pessoas desconfiem de títulos como esse. Uma busca no google pela cidade com o melhor clima do mundo resulta em milhares de resultados, alguns pertinentes outros um tanto duvidosos. Mas o mais curioso é que os resultados das primeiras páginas apresentam cidades se auto intitulando como a segunda ou então terceira cidade de melhor clima do planeta. Dificilmente a primeira. A validade de tais títulos também é suspeita, pois na maioria dos casos falta uma certificação oficial, de alguma instituição séria de pesquisa climática. Fato é que mensurar o melhor clima do mundo é tarefa árdua, que envolveria muitas variáveis.

Região da Parada Grande Hotel. Foto por Gil Renno.

Região da Parada Grande Hotel, Vila Capivari. Foto por Gil Renno.

A afirmação de que Campos do Jordão tem o melhor clima do mundo é controversa e pode até soar pretensiosa, mas tem sólidos motivos para existir. A cidade já foi alvo de um criterioso estudo nos anos 50. No Congresso Internacional de Climatologia, realizado em Paris, em 1957, o clima de Campos do Jordão foi considerado o melhor do mundo. Na ocasião o teor de oxigenação e ozônio de Campos do Jordão foi considerado superior ao de Chamonix, famosa estância francesa, pela pureza de seu ar.

Presença de liquens no tronco da araucária.

Detalhe para a formação de liquens no tronco da araucária.

Outro ponto a favor de Campos do Jordão é a presença massiva de liquens em nossas matas. Os liquens são uma espécie de fungo parasita(mas um parasita do bem, fazem bem para o meio ambiente) que se instalam em árvores, pedras e no solo. São extremamente sensíveis a alterações ambientais, por isso são considerados os melhores bioindicadores de níveis de poluição aérea.  A presença de liquens sugere baixo índice de poluição, enquanto seu desaparecimento sugere agravamento da poluição ambiental.

Presença de líquem em solo de mata nebular. Foto por George Shepherd.

Presença de líquem em solo de mata nebular. Foto por George Shepherd.

Obviamente, como dito anteriormente, a aferição da qualidade do clima apresenta muitas variáveis, mas não há como negar que Campos do Jordão detêm um clima privilegiado. Sabemos que muitas outras cidades pelo mundo apresentam excelentes condições climáticas. Sabemos também que outras cidades brasileiras são ótimos destinos por causa do clima. Mas se muitas destas estão em dúvida sobre se são o segundo ou terceiro melhor clima do mundo, quer dizer que o primeiro lugar está vago. Quem quiser pode se sentir confortável para colocar Campos do Jordão neste posto. Um título internacional, conferido por climatologistas, e os liquens nos legitimam.

Linha

Contém ar puro

Já para nós do Boulevard Geneve,  é o bastante, e muito nos honra, que a cidade continue sendo apontada como a melhor estância climática do Brasil. Porque como diz a capa da revista mais importante de Campos do Jordão, nossa cidade “Contém Ar Puro”. E para qualquer resquício de dúvida, basta olhar a linha do horizonte de qualquer parte de Campos. Ou então, uma vez na cidade, respirar bem fundo. Contra sensações de bem estar não há argumentos.

***

 OFERECIMENTO

Logo BG 30 Anos

***

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Padrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>