mellos
Passeios, Ponto Turístico, Roteiro Família

Conheça o Vale dos Mellos em Campos do Jordão

“Acaba não mundão” talvez tenha sido isso o que pensou o lavrador mineiro José Joaquim de Mello na primeira metade do século XIX quando deixou a cidade mineira de Itajubá para morar com sua família num bonito vale em meio a serra da Mantiqueira a 50 quilômetros de distância de sua terra natal. Afinal, foi uma ótima troca. Mello havia encontrado um lugar de natureza intocada e exuberante, clima ameno e água em abundância. Uma terra boa para se plantar e boa para se viver. Um paraíso na serra. E é por essa descoberta que Mello dá nome a um dos destinos de turismo rural mais bonitos do Brasil, o Circuito Turístico dos Mellos, em Campos do Jordão.

Bairro dos Mellos, Campos do Jordão-SP

Bairro dos Mellos, Campos do Jordão-SP

É Campos do Jordão, mas podia ser Minas

O Bairro rural dos Mellos foi fundado antes mesmo da cidade de Campos do Jordão. Muito provavelmente quando o mineiro Mello se mudou para as terras que hoje carregam seu nome não imaginava estar em São Paulo. A época não era de convenções geográficas, e a comunidade que se formou nos anos seguintes no bonito vale descoberto por Mello foi composta, sobretudo, por mineiros. E os mineiros que para o bairro dos Melos vieram trouxeram consigo a riqueza da cultura da roça, com seus costumes e tradições. E é com isso que o turista que vem a Campos do Jordão se depara ao visitar o Bairro dos Mellos: um pedacinho de Minas em meio a badalada cidade serrana.

Bairro dos Mellos, Campos do Jordão-SP

Bairro dos Mellos, Campos do Jordão-SP

Vai diminuindo a cidade… Vai aumentando a simpatia… Quanto menor a casinha…  Mais sincero o bom dia.

Pato Fu em Simplicidade

No bairro dos Mellos o turista é transportado para um clima de pasmaceira, tranquilidade e gentileza. Cerca de 60 famílias vivem no local e a maior parte das pessoas sobrevive da roça e de serviços prestados para empreendimentos turísticos e sociais do bairro.

A simpática igrejinha do Bairro dos Mellos.

A simpática igrejinha do Bairro dos Mellos.

Os "Mellos" em dia de festa.

Os “Mellos” em dia de festa.

Escolas inovadoras, gastronomia de roça e um hotel símbolo do pós luxo

Atualmente a natureza do vale dos Mellos convive em harmonia com diversos empreendimentos. Em comum todos compactuam pela sustentabilidade, na busca de causar o menor impacto possível ao meio ambiente e à maneira de viver das famílias da região.

Bairro dos Mellos, Campos do Jordão-SP

Bairro dos Mellos, Campos do Jordão-SP

Bem no coração do Vale dos Mellos encontra-se a Fundação Raulston Semler. A fundação mantém no bairro a sede da administração de um projeto inovador em educação, as escolas Lumiar (localizadas no bairro do Lajeado, da cidade vizinha Santo Antônio do Pinhal), e também promove regularmente cursos gratuitos de capacitação profissional e ambiental para a população local.

Hotel Botanique, Campos do Jordão-SP

Hotel Botanique, Campos do Jordão-SP

Onde ficar? Na área da hotelaria existem diversas opções de pousadas e sítios por todo o vale. E desde 2012 o bairro dos Mellos abriga o Hotel Botanique. Um ícone do chamado pós-luxo e um dos hotéis mais caros do Brasil.

Gastronomia de roça - Fachada do restaurante Empório dos Mellos.

Gastronomia de roça – Fachada do restaurante Empório dos Mellos.

Deu fome? A culinária caipira do bairro está bem representada pelo Empório dos Mellos, um restaurante que reinventa pratos típicos caipiras, praticando o que eles chamam carinhosamente de gastronomia de roça. Já para os paladares mais sofisticados existe o Restaurante Mina, que só trabalha com ingredientes naturais e 100% brasileiros, direto das florestas e campos para a mesa. E tem mais. O tradicional alfajor Das Senhoritas também é “made in Mellos”, onde a comunidade de mulheres cafh que produz os chocolates está baseada. E o mel Api-Levy, o melhor da Serra da Mantiqueira e um dos melhores do Brasil, também é produzido por lá (O apiário Api-Levy é aberto a visitações e o mel é vendido apenas na loja conceito da marca localizada dentro do sítio que abriga o apiário).

Área externa do restaurante Mina

Área externa do restaurante Mina

Despedida de ouro

Mellos - Sorvetes Eisland

Fazenda Eisland – Gelatos Premium

Agora, pra terminar nosso passeio aos Mellos, como dizem os locais, nada como uma visita à fazenda Eisland. Localizada na antiga Estrada dos Mellos, geograficamente a fazenda pertence a Santo Antônio do Pinhal, mas regionalmente ela também é um “Mello”, tamanha a proximidade com o bairro. É na fazenda Eisland que o turista pode terminar a tarde provando o melhor sorvete artesanal da serra, um gelato premium tipo italiano (produzido com geleias caseiras e creme de leite das vacas Jersey da própria fazenda).

Mellos - Sorvetes Eisland

Fazenda Eisland – Gelatos Premium

Assim fechamos com chave de ouro nossa visita ao vale dos Mellos, um lugar tão especial que depois de visitado uma vez vai te fazer ir embora pensando em voltar sempre para esse pedacinho de Minas em Campos do Jordão.

Turismo rural - Vista do empório dos Mellos.

Turismo rural – Vista do empório dos Mellos.

Epílogo rural

Campos do Jordão pertence ao estado de São Paulo, mas por muito pouco, um “tirim”, como dizem os mineiros não fica em Minas. A cidade fica a poucos quilômetros do sul de Minas Gerais e o dna mineiro está no sangue de grande parte da população. Talvez isso explique a hospitalidade e simpatia do povo jordanense, algo que levou a cidade ao ranking das dez cidades sul-americanas mais bem avaliadas e procuradas no site Tripadvisor, hoje a maior referência em destinos turísticos na internet.

***

Como chegar:

O pessoal do Empório dos Mellos bolou um mapa para ajudar os turistas a chegar no bairro.

O pessoal do Empório dos Mellos bolou um mapa para ajudar os turistas a chegar no bairro.

***

OFERECIMENTO

Logo BG 30 Anos

***

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Padrão

2 comentários em “Conheça o Vale dos Mellos em Campos do Jordão

  1. Sônia Maria de Barros Alberto disse:

    Olá !!! Já estive em Campos e Santo Antônio de Pinhal várias vezes e nunca havia ouvido falar deste lugar até ver uma postagem no face de uma amiga. Estou ansiosa por conhecer. Parabéns pela reportagem !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>