Comer & Beber, Cultura

Baden Baden 15 anos: Agora até o lúpulo é da Serra da Mantiqueira

O lúpulo proporciona o amargor característico, além de aromas e sabores à cerveja.  Junto do malte, da levedura e de água fresca, a planta fecha o quarteto de ouro da produção de uma boa cerveja artesanal. No entanto o lúpulo às vezes se apresenta como um vilão para as micro-cervejarias. Por não ser plantado em larga escala no Brasil, as cervejarias acabam dependentes de outros mercados produtores da planta, como Estados Unidos, Bélgica, República Tcheca e Nova Zelândia. A importação do lúpulo acaba atrasando processos de fabricação e encarecendo o preço final das cervejas especiais brasileiras.

O lúpulo - cabe a ele dar amargor à bebida, além de notas herbais, florais, cítricas, terrosas ou condimentadas.

O lúpulo – A planta responde pelo amargor, além de notas herbais, florais, cítricas, terrosas ou condimentadas da sua cerveja.

Mas a dependência das cervejarias brasileiras ao mercado estrangeiro está prestes a mudar, podendo diminuir num curto prazo de tempo. E a região de Campos do Jordão figura no meio desta mudança de cenário graças a uma iniciativa da cervejaria Baden Baden em parceria com o Viveiro Frutopia.

Quem não arrisca…

Em comemoração aos 15 anos da cervejaria Baden Baden, a marca decidiu produzir uma cerveja que levasse na receita lúpulo plantado no Brasil. Para isso procurou o agrônomo Rodrigo Veraldi, proprietário do Viveiro Frutopia, que há oito anos vem fazendo experimentos na tentativa de viabilizar a produção de lúpulo em larga escala nos arredores de Campos do Jordão. Entusiasmada com a qualidade do lúpulo colhido pelo Viveiro Frutopia em maio deste ano, a marca fechou parceria com a propriedade de Veraldi adquirindo um terço da produção daquele mês para aplicar na produção da sua cerveja comemorativa.

Tudo Nosso - Pela primeira vez lúpulo nacional entrou na receita de uma Baden Baden.

Tudo Nosso – Pela primeira vez lúpulo nacional entrou na receita de uma Baden Baden.

O resultado da dobradinha Baden x Frutopia foi a cerveja “15 anos”, uma Heller Bock (bock clara) que chama atenção pelas notas destacadas de malte e o amargor moderado. A primeira cerveja brasileira com lúpulo produzido no país a ser distribuída nacionalmente.

Nos acréscimos

O lúpulo 100% nacional é resultado de muita pesquisa e um bocado de sorte. Há quase dois anos o agrônomo Rodrigo Veraldi estava desanimado das tentativas frustradas de produzir lúpulo em sua propriedade e por isso decidiu descartar todas sementes da planta na área de bota-fora de sua fazenda. Mas tempos depois do descarte, o agrônomo ao passar pela área do descarte foi surpreendido com uma grande moita de lúpulo. A moita estava produzindo absurdamente e dela Veraldi retirou mudas clones sobre as quais vem trabalhando em cima desde então.

O viveiro Frutopia fica localizado em São Bento do Sapucaí, município vizinho de Campos do Jordão.

O viveiro Frutopia fica localizado em São Bento do Sapucaí, município vizinho de Campos do Jordão.

“Foi aos 48 minutos do segundo tempo”, brincou o agrônomo Rodrigo Veraldi com a reportagem da Veja SP recentemente, quando questionado sobre o processo que levara a planta a se desenvolver.

Sobre a produção em larga escala esta ainda está em vias de concretização. Mas deve acontecer ainda no curto prazo. Segundo Veraldi a aposta é que em 2016 o Viveiro já produza a contento para atender parte do mercado das micro-cervejarias brasileiras. E com uma nova parceria firmada com a matriz japonesa da Brasil Kirin, proprietária da Baden Baden, o agrônomo pretende entregar um produto ainda melhor no que diz respeito à quantidade de alfa-ácidos, substância responsável por grande parte do amargor conferido pelo lúpulo à cerveja.

A cerveja

15 Anos - Uma Heller Bock de respeito.

15 Anos – Uma Heller Bock de respeito.

Sobre o por quê da adoção do lúpulo nacional em uma edição tão importante como a comemorativa Leonardo Gayer, gerente de marketing de cervejas especiais da Brasil Kirin, proprietária da cervejaria Baden Baden, em entrevista para a Veja SP declarou que “O objetivo é criar uma tradição e identidade nacionais, e inovar no mercado de cervejas especiais no Brasil.”

A aposta tem sido bem sucedida, pois a cerveja tem agradado consumidores e sommeliers. Em sites especializados a cerveja tem alcançado boas notas no conjunto da obra , somando 4 estrelas (de cinco possíveis) na maioria dos sites que pesquisamos.

Tem gosto de que? Vai bem com o que?

por Marcelo Costa*

De coloração âmbar cristalina, a Baden Baden 15 anos (a cervejaria surgiu em 1999 em Campos do Jordão) exibe um excelente creme branco, de ótima formação e boa permanência. No nariz, um interessante buquê aromático destaca o malte (através de notas adocicadas que remetem a caramelo e mel) abraçado por delicadas notas florais e um leve toque frutado cítrico, sem remissão a nenhuma fruta especifica. Há, ainda, sugestão de biscoito e leve amendoado. Na boca, o conjunto melhora consideravelmente. A entrada é adocicada com caramelo do malte, que encontra pouca resistência de amargor dos lúpulos, e se sobressai num conjunto agradável que sugere leve amendoado, aproximação com mel e caramelo além de biscoito e leve toque floral com nenhuma percepção dos 6.7% de álcool. O final é maltado e adocicado, sem presença de lúpulo, enquanto o retrogosto reforça a sensação de doçura. Uma cerveja de bom drinkability.

“A Baden Baden 15 anos utilizou lúpulos brasileiros no dry-hopping, e ainda que a receita não foque exclusivamente nos lúpulos, a iniciativa é elogiável e rende uma das melhores cervejas da Baden Baden, ao lado da 1999 e da Red Ale” — Marcelo Costa, crítico e sommelier.

A Baden Baden 15 anos harmoniza com carne suína, como lombo, Eisbein, panceta, bisteca, salsichas e embutidos, e queijos Gouda, Gruyère, Parmesão e Grana Padano. A temperatura ideal de consumo é entre 6°C e 10°C. Cheers!!!

* Confira o review completo da Baden Baden 15 anos feito pelo crítico Marcelo Costa no site Scream & Yell

***

fontes: Veja SP
Baden Baden anuncia cerveja com lúpulo brasileiro
Lúpulo plantado em SP quase foi para o descarte

***

OFERECIMENTO

Logo BG 30 Anos

***

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Padrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>