“Fui para os bosques viver de livre vontade,
Para sugar todo o tutano da vida…
Para aniquilar tudo o que não era vida,
E para, quando morrer, não descobrir que não vivi!”
Henry Thoreau

Thoreau aos 27 anos decidiu se isolar à beira do Lago Walden, entre a mata, onde construiu com as próprias mãos uma cabana. Lá viveu por cerca de dois anos, alimentando-se às próprias custas com a comida que plantava e as atividades solitárias que desenvolvia, entre elas a observação da natureza, contemplação e o estudo do ambiente e de si mesmo. No livro “Walden” escreveu as suas memórias dessa experiência.
Horto Florestal
Impossível visitar o Horto Florestal de Campos do Jordão e não ser tomado por uma sensação de reconexão com o meio ambiente e a nossa própria natureza humana. Essa sensação já foi descrita em muitos livros e até mesmo encenada nos cinemas em filmes como o cultuado Na Natureza Selvagem, de 2007.
É este sentimento que atrai milhares de visitantes todos os anos ao Horto Florestal. Porque a necessidade de reconectar-se com a natureza, para o estressado homem moderno, é tão, ou mais, importante que qualquer conexão online.

foto: Gil Rennó
Por isso convidamos você a um breve momento de contemplação ainda que em frente ao seu computador, smartphone ou tablet. Conheça o Horto Florestal de Campos do Jordão.
O Parque Estadual de Campos do Jordão – PECJ, conhecido regionalmente como Horto Florestal, foi criado em 27 de março de 1941, e ocupa atualmente uma área de 8.341 hectares, o que equivale a um terço da superfície do município.
ALGUMAS ATRAÇÕES:

Passeio de Trenzinho na floresta.

Arvorismo

Serraria movida por uma roda d’agua

A ponte balança, mas não cai. E as crianças adoram.

Quiosques

Lago de Carpas

foto: Sergio Delmonico

Restaurante
Ao todo o parque oferece 17 atrações: Serraria movida por uma roda d’agua, Centro de Visitantes, Passeio de Trenzinho na floresta, Lojas de Artesanato, Aluguel de bicicletas(mountain bikes), Arvorismo, Trilhas(trekking), Pontes suspensas, Áreas de Pic-nic, Play Ground, Quiosques, Bosques, Orquidário, Viveiro de mudas, Estação de Psicultura (não aberta ao público), Lago das Carpas, Restaurante, Centro de Exposições e Bosque Vermelho.
Confira as principais trilhas do parque, clique aqui.
BIODIVERSIDADE
O parque abriga uma importante área remanescente da Mata Atlântica, com três diversidades básicas: a mata de Araucária e Podocarpus, os Campos de Altitude e a Mata Nebular. Estes ambientes contam com uma riquíssima fauna, com mais de 186 espécies de aves catalogadas e animais ameaçados de extinção, como a onça parda, a jaguatirica e o papagaio-de-peito-roxo.

Mata Nebular

Mata de Araucária

Campos de Altitude
Agora fique com uma sequência de fotos cujas legendas trazem reflexões sobre o homem e sua relação com a natureza. A ideia é fazer você refletir e se empolgar a vir religar-se em Campos do Jordão. Mas uma vez no Horto Florestal fica a dica, desligue o 3G, não peça o wi-fi. Esqueça o selfie e permita-se conectar com o que realmente importa, o seu self(você mesmo).

“Outono é uma segunda primavera onde cada folha é uma flor”, Albert Camus, escritor.

“ Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo”, José Ortega Y Gasset, escritor.

“Toda arte é imitação da natureza”, Sêneca, filósofo.

“Quando as aves falam com as pedras e as rãs com as águas – é de poesia que estão falando”, Manoel de Barros, poeta.

“Água, transparência que se pode tomar”, Tatiana Ramírez, 7 anos.

“A natureza nunca quebra suas próprias leis”, Leonardo Da Vinci, gênio renascentista.

“Para alguns a água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só dão valor quando acaba”, Guimarães Rosa, escritor.

“O que ocorrer com a terra, recairá sobre os filhos da terra. Há uma ligação em tudo”, Cacique Seattle, dos Suquamish.

“Turismo rende mais do que madeira”, Rubem Dualibi, publicitário.
***
OFERECIMENTO
***