Natureza

Horto Florestal: Para renovar as baterias

“Fui para os bosques viver de livre vontade,

Para sugar todo o tutano da vida…

Para aniquilar tudo o que não era vida,

E para, quando morrer, não descobrir que não vivi!”

Henry Thoreau

foto de Udo Matiello

Thoreau aos 27 anos decidiu se isolar à beira do Lago Walden, entre a mata, onde construiu com as próprias mãos uma cabana. Lá viveu por cerca de dois anos, alimentando-se às próprias custas com a comida que plantava e as atividades solitárias que desenvolvia, entre elas a observação da natureza, contemplação e o estudo do ambiente e de si mesmo. No livro “Walden” escreveu as suas memórias dessa experiência.

Horto Florestal

Impossível visitar o Horto Florestal de Campos do Jordão e não ser tomado por uma sensação de reconexão com o meio ambiente e a nossa própria natureza humana. Essa sensação já foi descrita em muitos livros e até mesmo encenada nos cinemas em filmes como o cultuado Na Natureza Selvagem, de 2007.

É este sentimento que atrai milhares de visitantes todos os anos ao Horto Florestal. Porque a necessidade de reconectar-se com a natureza, para o estressado homem moderno,  é tão, ou mais, importante que qualquer conexão online.

foto: Gil Rennó

foto: Gil Rennó

Por isso convidamos você a um breve momento de contemplação ainda que em frente ao seu computador, smartphone ou tablet. Conheça o Horto Florestal de Campos do Jordão.

O Parque Estadual de Campos do Jordão – PECJ, conhecido regionalmente como Horto Florestal, foi criado em 27 de março de 1941, e ocupa atualmente uma área de 8.341 hectares, o que equivale a um terço da superfície do município.

ALGUMAS ATRAÇÕES:

Serraria movida por uma roda d'agua, Centro de Visitantes, Passeio de Trenzinho na floresta, Lojas de Artesanato, Aluguel de bicicletas(mountain bikes), Áreas de Pic-nic, Play Ground, Quiosques, Bosques, Orquidário, Viveiro de mudas, Estação de Psicultura (não aberta ao público), Lago das Carpas, Restaurante, Centro de Exposições e Bosque Vermelho.

Passeio de Trenzinho na floresta.

Arvorismo

Arvorismo

Serraria movida por uma roda d'agua

Serraria movida por uma roda d’agua

A ponte balança, mas não cai. E as crianças adoram.

A ponte balança, mas não cai. E as crianças adoram.

Quiosques

Quiosques

Lago de Carpas

Lago de Carpas

foto: Sergio Delmonico

foto: Sergio Delmonico

Restaurante

Restaurante

Ao todo o parque oferece 17 atrações: Serraria movida por uma roda d’agua, Centro de Visitantes, Passeio de Trenzinho na floresta, Lojas de Artesanato, Aluguel de bicicletas(mountain bikes), Arvorismo, Trilhas(trekking), Pontes suspensas, Áreas de Pic-nic, Play Ground, Quiosques, Bosques, Orquidário, Viveiro de mudas, Estação de Psicultura (não aberta ao público), Lago das Carpas, Restaurante, Centro de Exposições e Bosque Vermelho.

Confira as principais trilhas do parque, clique aqui.

BIODIVERSIDADE

O parque abriga uma importante área remanescente da Mata Atlântica, com três diversidades básicas: a mata de Araucária e Podocarpus, os Campos de Altitude e a Mata Nebular. Estes ambientes contam com uma riquíssima fauna, com mais de 186 espécies de aves catalogadas e animais ameaçados de extinção, como a onça parda, a jaguatirica e o papagaio-de-peito-roxo.

foto: udo matiello

Mata Nebular

foto: elias francioni

Mata de Araucária

Campos de Altitude

Agora fique com uma sequência de fotos cujas legendas trazem reflexões sobre o homem e sua relação com a natureza. A ideia é fazer você refletir e se empolgar a vir religar-se em Campos do Jordão. Mas uma vez no Horto Florestal  fica a dica,  desligue o 3G, não peça o wi-fi. Esqueça o selfie e permita-se conectar com o que realmente importa, o seu self(você mesmo).

“Outono é uma segunda primavera onde cada folha é uma flor”, Albert Camus, escritor.

“ Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo”, José Ortega Y Gasset, escritor.

"Toda arte é imitação da natureza", Sêneca, filósofo.

“Toda arte é imitação da natureza”, Sêneca, filósofo.

“Quando as aves falam com as pedras e as rãs com as águas – é de poesia que estão falando”, Manoel de Barros, poeta.

“Água, transparência que se pode tomar”, Tatiana Ramírez, 7 anos.

“A natureza nunca quebra suas próprias leis”, Leonardo Da Vinci, gênio renascentista.

“Para alguns a água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só dão valor quando acaba”, Guimarães Rosa, escritor.

“O que ocorrer com a terra, recairá sobre os filhos da terra. Há uma ligação em tudo”, Cacique Seattle, dos Suquamish.

“O que ocorrer com a terra, recairá sobre os filhos da terra. Há uma ligação em tudo”, Cacique Seattle, dos Suquamish.

"Turismo rende mais do que madeira", Rubem Dualibi, publicitário.

“Turismo rende mais do que madeira”, Rubem Dualibi, publicitário.

***

 OFERECIMENTO

Logo BG 30 Anos

***

 

Padrão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.