hortensias blog
Natureza, Passeios

As hortênsias de Campos do Jordão

Um dos trunfos do verão de Campos do Jordão são as hortênsias. Várias regiões da cidade apresentam corredores da flor e boa parte das margens da estrada de ferro de Campos do Jordão é ornamentada por elas. De diferentes cores, as hortênsias são um espetáculo para os olhos e encantam os turistas que visitam a cidade nas férias de fim de ano.

hortênsias

A hortênsia é originária da Ásia e no Japão é considera a flor símbolo do verão nipônico. Chamada de Ajisai pelos japoneses, a flor é celebrada em diversos festivais do país e tratada como um símbolo que expressa os sentimentos mais sinceros, seja de desculpas, de agradecimento, de alegria ou de tristeza. E como florescem somente durante o verão quente e chuvoso, a temporada para aprecia-las é bastante curta, durando em média apenas dois meses.

hortênsias

Campos do Jordão apresenta um verão bastante parecido com o de algumas regiões do Japão, mas a temporada das hortênsias na cidade, talvez por se tratar de uma região de floresta tropical de altitude, dura um pouco mais, cerca de três meses e meio, indo de meados de novembro a fevereiro. E assim como acontece no Japão, um festival celebra o florescer das hortênsias na cidade.

Hortênsias na região do bairro rural da Campista.

Hortênsias na região do bairro rural da Campista.

Promovido pela colônia japonesa de Campos do Jordão e região, a Festa das Hortênsias costuma acontecer no último final de semana de novembro ou no primeiro final de semana de dezembro. Toda decorada com as flores a festa é muito bonita e conta com pratos típicos da culinária japonesa como tempurá, sushi e sashimi e apresentações de danças e músicas tradicionais do Japão.

Grupo de Taikô se apresentando na festa de 2009. Foto por Lauro Jeans

Grupo de Taikô se apresentando na festa de 2009.Foto por Lauro Jeans

A Festa das Hortênsias costuma ser realizada nas dependências do Recanto Sakura Home. O local onde a festa acontece se chama Parque das Cerejeiras. O parque mantém um lindo e bucólico bosque, excelente para caminhadas tranquilas e reconfortantes para apreciar as flores de cada época do ano. Com destaque para os meses de julho a setembro, das belíssimas cerejeiras em flor, e o verão das lindas hortênsias.

#Ficaadica

A Festa das Hortênsias é excelente para famílias e grupos de excursão, sobretudo da terceira idade.

***

bônus

Leia também sobre a belíssima Festa das Cerejeiras.

Para saber mais sobre as hortênsias e Campos do Jordão, clique aqui.

Saiba como cultivar hortênsias, clique aqui.

SERVIÇO
Local: Parque das Cerejeiras
Endereço: Avenida Tassaburo Yamaguchi, 2473, Vila Albertina – Campos do Jordão
Mais informações: (12) 3662-2911

***

OFERECIMENTO

Logo BG 30 Anos

***

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Padrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>