Comer & Beber, Passeios, Roteiro Família

O segredo das Frutas Vermelhas de Campos do Jordão

Em On the Road, clássico da literatura beat, o personagem principal Sal Paradise atravessa o Estados Unidos de leste a oeste. No caminho prova as mais diversas tortas de maçã com sorvete de creme. Paradise faz do doce sua opção número 1 no café da manhã, no almoço e no jantar. O motivo: A receita está presente na maioria dos restaurantes de beira de estrada dos EUA e claro, Paradise acha uma delícia.

“Comi outra torta de maçã com sorvete, foi praticamente só o que comi durante toda a viagem através do país, eu sabia que era nutritivo e claro, delicioso. [...] Comia torta de maçã com sorvete - estava ficando cada vez melhor à medida que eu avançava o país adentro, a torta maior, o sorvete mais cremoso.”

Sal Paradise é o alter-ego do autor Jack Kerouac, que sim, adorava tortas de maçã na vida real.“Comi outra torta de maçã com sorvete, foi praticamente só o que comi durante toda a viagem através do país, eu sabia que era nutritivo e claro, delicioso. [...] Comia torta de maçã com sorvete – estava ficando cada vez melhor à medida que eu avançava o país adentro, a torta maior, o sorvete mais cremoso.” – Jack Kerouac | On the Road

“Com calda de frutas vermelhas”

Uma arte - O cultivo das framboesas em Campos do Jordão

Uma arte – O cultivo das framboesas em Campos do Jordão

Em Campos do Jordão o turista pode vivenciar algo parecido com a experiência do personagem do livro, se entregando ao prazer das frutas vermelhas no lugar da torta de maçã. São muitos os restaurantes com pratos, doces e salgados, que combinam entre os ingredientes frutas como framboesa, amora, mirtilo, blueberry, morango e ameixa. Anote isso, você vai ler muito essas duas palavrinhas combinadas nos cardápios da cidade: “Frutas Vermelhas”. E se provar, vai adorar! E também não será loucura alguma repetir o mesmo pedido em diferentes estabelecimentos só para comparar qual suco, torta, geleia, calda ou prato com frutas vermelhas é o mais gostoso de Campos do Jordão.

Agridoce - Faisão assado ao molho de frutas vermelhas e arroz com castanhas portuguesas. restaurante La Gália.

Agridoce – Faisão assado ao molho de frutas vermelhas e arroz com castanhas portuguesas. Foto: Cozinha da Montanha

Os restaurantes de Campos do Jordão tem uma filosofia, “Aproveite na montanha o que é da montanha”, daí o porquê das frutas vermelhas, o pinhão e as trutas estarem sempre presentes nos menus.

Favorita

Aliado - O clima frio auxilia o desenvolvimento das frutas vermelhas.

Torta - Fazenda Baronesa Von Leithner

Dentre as frutas vermelhas a framboesa é a menina dos olhos dos produtores. A fruta chegou ao Brasil no inicio dos anos 50, sendo introduzida primeiramente na região de Campos do Jordão.

60 anos depois da sua introdução, a fruta hoje é protagonista da gastronomia local e conta com um festival em sua homenagem que acontece todo ano no mês de dezembro.

Cartaz da Festa da Framboesa de 2013

Cartaz da Festa da Framboesa de 2013

O bom desenvolvimento da framboesa se deve, sobretudo, ao clima frio.

O suco que essas frutinhas congeladas dão é um espetáculo!

O suco dessas frutinhas congeladas é um espetáculo! Peça nos restaurantes.

Frutas vermelhas, principalmente as mais delicadas como as framboesas, amoras e mirtilos, encontram em regiões montanhosas condições ideais para se desenvolverem. E o clima de Campos do Jordão é excelente para o desenvolvimento das pequenas frutas o que fez com que muitos pequenos agricultores e mais recentemente viveiros especializados voltassem suas atividades para o cultivo das frutas vermelhas.

Expertise de Fazenda

Torta de Mirtilo - Viveiro Frutopia.

Torta de Mirtilo – Viveiro Frutopia.

99% da produção de frutas vermelhas da região é vendida congelada, para posterior fabricação de geleias, sucos e diferentes receitas. Apenas 1% é comercializado in natura. Deste 1% os principais compradores são os restaurantes de Campos do Jordão e região. Daí o segredo da maioria dos pratos da cidade que levam frutas vermelhas, as frutas são frescas, o que deixa os pratos ainda mais saborosos. Dificilmente o turista provará algo parecido na sua cidade de origem.

Pés de Framboesa da Fazenda Baronesa Von Leithner.

Pés de Framboesa da Fazenda Baronesa Von Leithner.

Além disso, o know-how desenvolvido na produção das frutinhas na região é notável. Produtores da região como o Viveiro Frutopia, a Fazenda Baronesa Von Leithner e a colônia japonesa da Fazenda Renópolis há anos vem aprimorando o cultivo. A qualidade das frutas produzidas na cidade é única.

Viveiro Frutopia

Viveiro Frutopia

No Viveiro Frutopia são cultivadas 20 variedades de framboesas, sendo o maior acervo genético da fruta no país, e único produtor da framboesa dourada. A Fazenda Baronesa, por sua vez, foi a primeira produtora dos frutos no país e hoje  mantém um complexo de alta gastronomia focado nas frutas.

Expertise - As mudas da variedade dourada são comercializadas por 25 reais a unidade. Já as da framboesa-vermelha saem por 2 reais a unidade. O quilo da vermelha é comercializado pelo produtor a 10,50 reais e chega ao consumidor final oscilando entre 80 e 150 reais, dependendo da época do ano. Já o quilo da amarela é vendido a 12,50 reais e chega aos supermercados por 200 reais.

Bom Negócio - As mudas da variedade dourada são comercializadas por 25 reais a unidade. Já as da framboesa-vermelha saem por 2 reais a unidade. O quilo da vermelha é comercializado pelo produtor a 10,50 reais e chega ao consumidor final oscilando entre 80 e 150 reais, dependendo da época do ano. Já o quilo da amarela é vendido a 12,50 reais e chega aos supermercados por 200 reais.

Já a colônia japonesa de Campos do Jordão e região cultiva as frutas em pequena escala provendo, sobretudo, o mercado local. Mas mesmo assim desempenha um papel importantíssimo uma vez que os pés dos frutos apesar de serem plantas rústicas, exigem cuidados diários, pois as frutas são delicadas. Assim, no tocante a produção para comercialização in natura, o pequeno produtor é fundamental. É o cuidado do pequeno agricultor que garante a qualidade das frutas consumidas em Campos do Jordão e região.

Explosão de saúde - Frutas vermelhas são utilizadas desde a antiguidade com fins medicinais. São uma ótima fonte para retardar o envelhecimento celular e ricas em vitamina C, vitamina E e cálcio.

Explosão de saúde – Frutas vermelhas são utilizadas desde a antiguidade com fins medicinais. São uma ótima fonte para retardar o envelhecimento celular e ricas em vitamina C, vitamina E e cálcio. Frutas do Viveiro Frutopia.

***

Vale a pena conhecer e parar para comer

Viveiro Frutopia – Clique aqui para ler uma resenha.

Baronesa Von Leithner – Clique aqui para acessar o site.

Bônus: Confira como é feito o processo de congelamento das frutas e também algumas receitas com o vídeo-repórter Rodrigo Leitão.

***

OFERECIMENTO

Logo BG 30 Anos

***

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Padrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>