Natureza

Esquilos e Campos do Jordão

Esquilos são os gatos de Campos do Jordão. Não entendeu nada ne? Calma, eu explico. Sabe essa adoração por gatos que existe na internet? Com virais e memes em vídeo e gifs de gatos fazendo todo tipo de estripulias? Então, as pessoas são loucas por gatos. Para se ter uma ideia, gatos são um dos temas mais buscados e seus vídeos estão entre os mais vistos da internet. Por que? Porque gatos são fofos. Mas esquilos são mais. Pelo menos para quem mora ou visita Campos.

Em Campos todo mundo é loucos por esquilos.

Fofura que enlouquece – Em Campos todo mundo é louco por esquilos. Cuidado, você também vai ficar.

Em Campos do Jordão é comum ver pessoas encarando árvores por longos períodos, fascinadas com o vai e vem ágil dos bichinhos. Tipo quem passa horas em frente ao computador vendo vídeos com as “artes” dos bichanos. Mas sem entrar num debate sobre qual bicho é mais apaixonante, certo é que impossível não se encantar pelos esquilos de Campos do Jordão.

"Gatos? Sério mesmo que você está me comparando com gatos? Senta aqui, não tem nem comparação. Em termos de fofura, esquilo é hors concours".

“Gatos? Sério mesmo que você está me comparando com gatos? Senta aqui, vamos conversar. Não tem nem comparação. Em termos de fofura, esquilo é hors concours”.

Esquilos <3

Esquilos são animais presentes na maior parte do mundo e estão à salvo da extinção. Séculos de evolução lhes legaram uma habilidade para sobreviver em diferentes condições de clima. Mas desde que rodeados por florestas. É difícil observar um próximo de centros urbanos. Pelo menos no tocante a maioria das espécies de esquilos. E por serem ariscos, é raro vê-los dando mole perto de grandes grupos de humanos.

Nascido para ser meme - "Cute cats, Funny cats... aff quando é que vocês humanos vão se tocar e espalhar a minha boniteza na internet.."

Nascido para ser meme – “Cute cats, Funny cats… aff quando é que vocês humanos vão se tocar e espalhar a minha fofura na internet?”

Esquilos concierges

Os esquilos de Campos do Jordão são do tipo europeu, tem aquela cauda longa, bonitona. São diferentes dos esquilos da espécie tâmia, bastante comum nos Estados Unidos, que tem a cauda menorzinha e vivem em centros urbanos (foram estes que inspiraram o desenho Tico e Teco). Mas em Campos do Jordão a proximidade do seu habitat natural com a cidade tornou os esquilos europeus mais simpáticos. Isso porque toda a cidade é margeada pela mata atlântica da Serra da Mantiqueira. Os esquilos de Campos do Jordão são mais desinibidos e estão sempre atentos a movimentação das pessoas.

Muitas pousadas, hotéis, parques e casas de Campos do Jordão brindam seus hóspedes com a observação de esquilos. Os animaizinhos andam livremente pelos bosques e dão as boas vindas aos turistas.

Esquilo por

Esquilo por Jacques Lepine

Serelepes

A desenvoltura dos esquilos se dá, sobretudo, aos pés das araucárias. Fãs de florestas de coníferas, os esquilos encontram nas matas de pinhais de Campos um verdadeiro oásis de comida. E o banquete de pinhas e pinhões influencia até na sua cor, por isso muitos os conhecem como esquilos vermelhos.

Esquilo vermelho, Serelepe, tanto faz... o importante é ser fofo.

Esquilo vermelho, Serelepe, tanto faz… o importante é ser fofo.

E não fique confuso caso escute algum morador local se referir a eles como “serelepes”, pois é sobre os esquilos que ele está falando. Campos do Jordão tem uma grande população oriunda das áreas rurais da cidade, e nestas áreas os esquilos são chamados de Serelepes.

Não alimente os esquilos

Esquilos são comilões. Como seus dentes não param de crescer estão sempre em busca de algo para mastigar.

Esquilos são comilões. Como seus dentes não param de crescer estão sempre em busca de algo para mastigar.

Assim como o esquilo Teco, do desenho Tico & Teco, esquilos são “fominhas”. Possivelmente eles comerão de tudo que lhes for oferecido. Muitas pousadas até deixam comida para os esquilos, mas sempre frutas, vegetais e sementes. Tudo que fuja disso não é bom. Mas essa prática de alimentá-los não é incentivada aos turistas.

Fruta pode!

Fruta pode! Mas melhor não dar nada, ok?

Alimentos industrializados podem lhes fazer mal, e o hábito de alimentá-los pode deixá-los mal acostumados, bem como desequilibrar o meio ambiente em que vivem. É importante que eles mantenham sua autonomia de buscar alimentos nas matas, e fazendo isso eles também agem como mantenedores da natureza, pois muitas vezes enterram sementes e as esquecem, e então um novo pinheiro surge. O que legará alimento (o pinhão) para as futuras gerações de esquilos e moradores de Campos.

Se liga na habilidade pra comer um pinhão com casca e tudo.

Se liga na habilidade pra comer um pinhão com casca e tudo.

Fora isso, dar de comer a um esquilo também pode culminar em um arranhão ou mordida. Esquilos são fofos, mas assim como os gatos, às vezes são meio ríspidos. E são selvagens, por isso nada de pensar em levar um para casa. Se for para levar algo dos esquilos para casa que sejam fotos e boas lembranças. Combinado? ;D

O amor está noa ar - Primavera e verão são as estações nas quais os esquilos namoram. E você sabe como Campos do Jordão combina com namoro ne?! <3 Faça como os esquilos escolha Campos como destino romântico também nos meses mais quentes. É uma delícia. Palavra de esquilo.

O amor está no ar – Primavera e verão são as estações nas quais os esquilos namoram. E você sabe como Campos do Jordão combina com namoro ne?! Faça como os esquilos, escolha Campos do Jordão como destino romântico mesmo nos meses mais quentes. É uma delícia. Palavra de Serelepe.

***

OFERECIMENTO

cabeçalho wordpress

***

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Padrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *