Bem Estar, Esportes

Corrida e Campos do Jordão

Corridas de Montanha

Corridas de Montanha

Campos do Jordão é um excelente destino para corredores profissionais e amadores. E o segundo grupo ainda que de férias no mês de julho não deve e não tem motivos para deixar de se exercitar por causa do frio. De acordo com Beny Schmidt, chefe do Laboratório de Patologia Neuromuscular da UNIFESP, esse é o melhor período do ano para praticar corrida, uma vez que o desempenho no esporte depende muito da temperatura ambiente. “Correr no forte calor, além de ser mais cansativo, aumenta a chance de desidratação”, alerta o especialista.

Dicas de percursos

A ciclovia de campos do Jordão atravessa toda a cidade.

A ciclovia de campos do Jordão atravessa toda a cidade.

Partindo do portal até o centro da vila Capivari são 4 km em pista paralela às avenidas que cortam a cidade. Com relação às travessias (cruzamentos), estas são bastante tranquilas. Outro percurso bastante praticado por corredores é partir do centro comercial (Vila Abernéssia) em direção ao pico do Itapeva. São 12,1 Km que combinam terreno plano até a vila Capivari com subidas e descidas até o Pico .

Curiosidade: O percurso até o Pico do Itapeva é um dos preferidos do atleta Marilson Gomes, bi-campeão da Maratona de Nova Iorque.

Grupo de corredores no Pico do Itapeva. Foto por Wilson Arantes.

Grupo de corredores no Pico do Itapeva. Foto por Wilson Arantes.

Outra ótima opção de percurso é correr no Horto Florestal, que possui trilhas em terrenos acidentados, além de subidas, descidas e áreas planas. Uma excelente opção para trail running e corrida de montanha.

O Horto Florestal conta com várias trilhas para a prática da Corrida.

O Horto Florestal conta com várias trilhas para a prática da Corrida.

Mas atenção, no frio também são necessários alguns cuidados:

Beba muita água

O visual é sempre uma atração a mais para o corredor em Campos do Jordão.

O visual é sempre uma atração a mais para o corredor em Campos do Jordão.

A reposição de líquidos é fundamental. Isso porque apesar da sensação de perda líquida ser baixa, o ar costuma ser mais seco no inverno, elevando o risco de desidratação, mesmo o corredor transpirando menos. Beber bastante água também colabora para que sua pele não resseque por causa do atrito com o vento gelado.

Olho na balança

Você corre e então pode comer aquela fondue de chocolate sem peso na consciência. Foto por Thinkerstock.

Você corre e então pode comer aquela fondue de chocolate sem peso na consciência.

No frio é comum exagerarmos nos alimentos calóricos e gordurosos, aumentando o risco de ganhar quilos extras. Assim, a atividade física torna-se ainda mais importante.

Escolha bem sua roupa

Nos primeiros minutos de corrida e caminhada meias compridas e mais grossas, além de luvas e gorros são bons acessórios para proteger do frio as extremidades do corpo.

Nos primeiros minutos de corrida e caminhada, meias compridas e mais grossas, além de luvas e gorros são bons acessórios para deixar aquecidas as extremidades do corpo.

A escolha de roupas adequadas é fundamental. Segundas peles e materiais leves, mas que ajudam a manter aquecido como as malhas fleece, são boas apostas. Também é importante salientar que você até pode começar a correr com várias camadas de roupas, mas deve ir retirando uma a uma de acordo com a elevação da temperatura corporal, tomando o cuidado de não ficar muito exposto ao vento.

Boa Corrida! ;-)

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OFERECIMENTO

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Um comentário em “Corrida e Campos do Jordão

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