Campos do Jordão é um excelente destino para corredores profissionais e amadores. E o segundo grupo ainda que de férias no mês de julho não deve e não tem motivos para deixar de se exercitar por causa do frio. De acordo com Beny Schmidt, chefe do Laboratório de Patologia Neuromuscular da UNIFESP, esse é o melhor período do ano para praticar corrida, uma vez que o desempenho no esporte depende muito da temperatura ambiente. “Correr no forte calor, além de ser mais cansativo, aumenta a chance de desidratação”, alerta o especialista.
Dicas de percursos
Partindo do portal até o centro da vila Capivari são 4 km em pista paralela às avenidas que cortam a cidade. Com relação às travessias (cruzamentos), estas são bastante tranquilas. Outro percurso bastante praticado por corredores é partir do centro comercial (Vila Abernéssia) em direção ao pico do Itapeva. São 12,1 Km que combinam terreno plano até a vila Capivari com subidas e descidas até o Pico .
Curiosidade: O percurso até o Pico do Itapeva é um dos preferidos do atleta Marilson Gomes, bi-campeão da Maratona de Nova Iorque.
Outra ótima opção de percurso é correr no Horto Florestal, que possui trilhas em terrenos acidentados, além de subidas, descidas e áreas planas. Uma excelente opção para trail running e corrida de montanha.
Mas atenção, no frio também são necessários alguns cuidados:
Beba muita água
A reposição de líquidos é fundamental. Isso porque apesar da sensação de perda líquida ser baixa, o ar costuma ser mais seco no inverno, elevando o risco de desidratação, mesmo o corredor transpirando menos. Beber bastante água também colabora para que sua pele não resseque por causa do atrito com o vento gelado.
Olho na balança
No frio é comum exagerarmos nos alimentos calóricos e gordurosos, aumentando o risco de ganhar quilos extras. Assim, a atividade física torna-se ainda mais importante.
Escolha bem sua roupa

Nos primeiros minutos de corrida e caminhada, meias compridas e mais grossas, além de luvas e gorros são bons acessórios para deixar aquecidas as extremidades do corpo.
A escolha de roupas adequadas é fundamental. Segundas peles e materiais leves, mas que ajudam a manter aquecido como as malhas fleece, são boas apostas. Também é importante salientar que você até pode começar a correr com várias camadas de roupas, mas deve ir retirando uma a uma de acordo com a elevação da temperatura corporal, tomando o cuidado de não ficar muito exposto ao vento.
Boa Corrida! 😉
***
OFERECIMENTO
______________________________________________
Amei quero aventuras e esportes em janeiro 2017