Cultura, Religiosidade, Rolê Econômico, Roteiro Família

Capela São Vicente de Paulo

Cercado por uma mata de araucárias a Casa da Criança, antigo Sanatório São Vicente de Paulo, em Campos do Jordão, é um local rico em história e significado para a cidade. Mesmo assim o lugar é negligenciado pela maioria dos guias turísticos. O que é uma pena, devido a beleza, cultura, tranquilidade e história que o visitante se depara ao visitá-la.

Grupo em dia de evento religioso.

Casa da Criança – Capela São Vicente de Paulo, Memorial Padre Vita e caminhadas ao ar livre são atrações do local.
Na foto: Grupo em dia de evento religioso.

Mantida pelo Instituto das Filhas de Nossa Senhora das Graças, a Casa da Criança hoje funciona como um centro educacional para crianças carentes. Entre as atrações do prédio destacam-se a capela e o memorial Padre Vita.

O prédio da Casa da Criança é cercado por araucárias.

O prédio da Casa da Criança é cercado por araucárias.

Localizada no último andar do prédio que abrigava o sanatório, a Capela de São Vicente de Paulo impressiona pela arte sacra. O altar é adornado com um conjunto magistral de pinturas religiosas. Também chama a atenção os vitrais da capela. Elaborados nos anos 40 por artistas espanhóis as imagens compõem uma exuberante atmosfera.

Arte sacra - Os vitrais da capela são de autoria de artistas espanhóis.

Arte sacra – Os vitrais da capela São Vicente de Paulo são de autoria de artistas espanhóis.

Num prédio anexo ao antigo sanatório funciona o auditório e o Memorial Padre Vita. Um amplo espaço de pé direito alto erguido em homenagem à história do fundador do sanatório e do instituto. Móveis, objetos pessoais, fotos, cartas e painéis biográficos ajudam a recontar os passos heroicos do monsenhor José Vita.  Um missionário pioneiro no socorro e auxílio aos doentes tuberculosos, sobretudo pobres e crianças, que vinham à Campos do Jordão na primeira metade do século XX em busca de tratamento para a doença.

***

Endereço: Rua Monsenhor José Vita, 321 – Vila Abernéssia
Visitas: Todos os dias, das 10h às 12h  e das 14h às 17h.
Entrada Gratuita.
Mais Informações: www.ifnsg.org

***

OFERECIMENTO

 

______________________________________________

Padrão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.