Baden Baden Märzen - Boulevard Geneve
Comer & Beber

Baden Baden Märzen: O básico bem feito

Baden Baden Marzen Bier

A Cervejaria Baden Baden de Campos do Jordão acaba de lançar um novo rótulo, a Baden Baden Märzen. O grande diferencial da cerveja é que ela é feita com lúpulo 100% nacional.

Baden Baden Märzen - Boulevard Geneve

Baden Baden Märzen – Edição Limitada com lúpulo 100% brasileiro. Este é o segundo rótulo da marca com lúpulo nacional.

Märzen Bier significa “Cerveja de março” em alemão. A expressão surgiu na região da Bavária no século XV. Naquela época os cervejeiros tinham dificuldade em controlar a qualidade de suas cervejas no verão europeu. Por isso criaram uma estratégia simples para resolver o problema: produziam somente entre o início de Outubro e o fim de Março, trabalhando forte no final do inverno europeu (em março) para criar estoques para o verão. Daí o porquê do nome Märzen Bier.

A receita das Märzen biers originais provavelmente entregavam uma cerveja bastante lupulada, bem encorpada, de amargor acentuado, com uma cor âmbar e alto teor alcoólico. Características para garantir a qualidade dentro de barris armazenados nas montanhas em armazéns cheios de gelo.

A Märzen Bier de Campos do Jordão

Baden Baden Märzen - Boulevard Geneve

Lúpulo brasileiro - Rodrigo Veraldi Ismael, engenheiro agrônomo e proprietário do Viveiro Frutopia, palestrou sobre o primeiro lúpulo brasileiro fabricado em sua propriedade.

A Baden Baden Märzen apresenta características diferentes. A cerveja reflete a busca pela melhor harmonização entre os quatro elementos básicos de uma cerveja: água, malte, lúpulo e levedura. A Baden Baden Märzen tem amargor agradável, aroma levemente cítrico, com sabor de malte, um corpo equilibrado, cor dourada e espuma cremosa. Trata-se do Básico bem feito. E pela primeira vez com lúpulo 100% nacional.

O Märzen que dá nome ao novo rótulo da Baden Baden foi inspirado na história das Märzen Biers, e não no seu tipo. Trata-se de uma cerveja sazonal.

Isso porque a produção do lúpulo da Mantiqueira, fornecido à Baden Baden pelo Viveiro Frutopia, localizado em São Bento do Sapucaí, ainda não tem fôlego para suprir toda a fábrica. Por ora, a produção só consegue contemplar um rótulo por ano. E este rótulo será entregue todos os anos em março. Daí o nome da Baden Baden Märzen.

Vida longa!

A nova cerveja da Baden (como é chamada a cervejaria em Campos) poderá ser encontrada durante toda a temporada de inverno na cidade e em empórios e supermercados especializados do país. Isso até que os estoques esgotem.

A julgar pela qualidade desta primeira Marzen Bier de Campos do Jordão, depois que você prová-la, com certeza aguardará ansioso(a) pela safra de 2018. Assim como faziam os alemães da Bavária no século XV. “Ein Prosit! ” (Brindemos!!!)

***

OFERECIMENTO

Logo BG 30 Anos

***

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Padrão

Um comentário em “Baden Baden Märzen: O básico bem feito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>