Comer & Beber, Reportagem

Baden Baden: uma história de sucesso

Texto à la Time-out:

Ponto de encontro de milionários e beldades, a cidade é famosa pela reputação gastronômica, medicinal e cultural. Envolta pela natureza, com uma arquitetura graciosa e vida noturna agitada consegue agradar diferentes perfis de turistas. E estes costumam visitar a cidade principalmente no mês de julho. Com suas festas pomposas e uma elegância sem igual, a cidade tornou-se sinônimo de exclusividade, beleza e estilo de vida luxuoso.  

Pensou em Campos do Jordão? Pensou errado.

O texto acima é uma adaptação do texto oficial do Ministério do Turismo Alemão para a cidade de Baden Baden. Mas entendemos perfeitamente se você pensou na nossa querida Campos do Jordão. A mesma lembrança tomou a cabeça do empresário José Vasconcelos Rosa, o Vasco, lá nos anos 80 enquanto pesquisava nomes para batizar sua choperia e restaurante de comida alemã .

As bandeiras do Brasil e do histórico Estado de Baden, onde fica localizada a cidade de Baden Baden.

As bandeiras do Brasil e do histórico Estado de Baden, onde fica localizada a cidade de Baden Baden.

Senta que lá vem história…

Era a segunda metade dos anos 80, Campos do Jordão vivia uma retomada turística e Vasco procurava um ponto para estabelecer um novo empreendimento na cidade. O local mais provável para isto seria a Avenida Macedo Soares, até então a rua mais frequentada pelos turistas, mas ao visitar a obra do Boulevard Geneve, o empresário mudou de ideia. Nas palavras do próprio Vasco foi “amor à primeira vista”. E encantado pela arquitetura em estilo Enxaimel, muito comum na Alemanha, decidiu montar uma casa de gastronomia alemã.

Um casamento perfeito - Baden Baden e Boulevard Geneve se misturam. Não tem como visitar um, sem olhar para o outro. Aliás, já tinha reparado no BG lá de cima da fachada? ;)

Um casamento perfeito – Baden Baden e Boulevard Geneve se misturam. Não tem como visitar um, sem olhar para o outro. Aliás, já tinha reparado no BG lá de cima da fachada? ;)

Já envolvido pelas pesquisas para batizar o restaurante, Vasco se deparou com Baden Baden. E da constatação das características em comum entre a cidade alemã e Campos do Jordão surgiu o nome do restaurante mais famoso da nossa cidade, e hoje uma das choperias mais famosas do Brasil.

Da escolha do nome até hoje já são 30 anos de história e o Boulevard Geneve é testemunha dessa linda trajetória que veio culminar no prestigiado chope Baden Baden e na premiada cerveja gourmet de mesmo nome, lançada em 2001. E a história por trás do chope e da cerveja Baden Baden a gente revela para você agora.

O Chope

O irresistível chope Baden Baden

O irresistível chope Baden Baden

Apesar de estar bem localizada entre São Paulo e Rio de Janeiro, Campos do Jordão por estar a 1700m de altitude e não ser caminho para nenhuma outra cidade, a não ser ela mesmo, era considerada fora de mão, um problema de logística para a maioria das marcas de cerveja. Eram os anos 90 e Campos não contava com muitos bares e choperias.  Logo o abastecimento de chope na cidade muitas vezes era prejudicado. Por isso o Baden Baden depois de alguns problemas amadureceu a ideia de abrir uma cervejaria própria e servir um produto personalizado. Se deu certo? Hoje o chope Baden Baden é tão prestigiado que a Choperia recebe pessoas que saem de São Paulo ou de cidades vizinhas apenas para tomar um chope. E a qualidade do chope é tão grande que já fez  um grupo de motoqueiros de Belém do Pará se deslocar do norte do país até Campos em suas motos com um único objetivo segundo eles mesmos: tomar um chope no Baden.

A Cerveja

A tradição irlandesa marca presença na Baden Baden Stout

Baden Baden Stout – De tradição irlandesa, a Stout  foi uma das primeiras cervejas Baden Baden

A Cervejaria Baden Baden nasceu da ideia de Vasco e  mais três amigos, Aldo Bergamasco, Alberto Ferreira e  Marcelo Moss. Em 1999 eles inauguraram a fábrica e no ano 2001 após o sucesso do chope e depois de testarem várias receitas, surgiu o trio de ouro: as cervejas Cristal, Bock e Stout. O sucesso foi tamanho que a microcervejaria chamou atenção da Kirin, gigante do mercado mundial de bebidas, que por intermédio da sua subsidiária Brasil Kirin, adquiriu a cervejaria Baden Baden em 2007. Em números esse sucesso pode ser medido e conferido em 13 rótulos diferentes e 14 prêmios conquistados, entre eles o aclamado European Beer Star.

O melhor lugar para se tomar uma Baden

Sucesso - A qualidade do chope e das cervejas Baden Baden garantem movimento o ano inteiro. No Baden Baden não há problemas de sazonalidade, sempre há alguém sentado nas tradicionais mesinhas da calçada e o serviço é sempre primoroso.

A qualidade do chope e das cervejas garantem movimento o ano inteiro. No Baden Baden não há problemas de sazonalidade, sempre há alguém sentado nas tradicionais mesinhas da calçada e o serviço é sempre primoroso.

E o restaurante Baden Baden segue sendo o melhor lugar para degustar a cerveja que leva o seu nome. Quase 30 anos de experiência forjaram uma expertise notória na arte de servir cervejas e harmoniza-las apropriadamente com diferentes culinárias. Confira abaixo algumas dicas de harmonização da Cerveja Baden Baden com  pratos do restaurante.

Prato principal – O famoso chucrute do Baden Baden se sobressai com uma Baden Baden Red Ale.

Prato principal - O famoso chucrute do Baden Baden se sobressai com uma Baden Baden Red Ale.

Prato principal – O famoso chucrute do Baden Baden se sobressai com uma Baden Baden Red Ale.

baden 4 medalhão

Prato principal – O filé mignon tem na Baden Baden Golden uma poderosa aliada para explorar o seu sabor.

Comidinhas - A linguiça de metro recheada com queijo pode ganhar a companhia da Baden Baden Stout.

Comidinhas – A linguiça de metro recheada com queijo pode ganhar a companhia da Baden Baden Stout.

Comidinhas - O tradicional bolinho de bacalhau vai muito bem com a dupla Baden Baden Weiss ou Cristal.

Comidinhas – O tradicional bolinho de bacalhau vai muito bem com a dupla Baden Baden Weiss ou Cristal.

Sobremesa - O contraste do apfelstrudel com chantilly combinado com a Baden Baden Golden surpreende.

Sobremesa – O contraste do apfelstrudel com chantilly combinado com a Baden Baden Golden surpreende.

Sobremesa – Doces que levam chocolate podem ser apreciados com uma Baden Baden Stout.

***

Para mais dicas de harmonização, acesse:

Acerte na escolha da sua cerveja neste inverno, clique aqui.

Facebook da cervejaria Baden Baden -www.facebook.com/cervejabadenbaden

Para mais informações sobre o restaurante Baden Baden, acesse:

www.obadenbaden.com.br

***

OFERECIMENTO

Logo BG 30 Anos

***

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Padrão

Um comentário em “Baden Baden: uma história de sucesso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>