Festa da Cerejeira de Campos do Jordão
Eventos, Passeios, Temporada de Inverno

50ª Festa da Cerejeira de Campos do Jordão

Festa da Cerejeira – Viva Sakura!

A cerejeira costuma ser a primeira árvore a florir, o que indica que o fim dos dias frios do inverno se aproximam. Assim, as cerejeiras protagonizam uma pré primavera na qual a beleza das suas flores chama atenção no mundo todo. Colônias japonesas festejam o florescer da árvore por todos os continentes, uma vez que a árvore é considerada um símbolo da cultura japonesa. E em Campos do Jordão, claro, não é diferente.

Festa da Cerejeira de Campos do Jordão

Festa da Cerejeira de Campos do Jordão

Hanami

Os samurais são considerados os melhores homens entre os homens, já a flor de cerejeira é considerada a flor das flores pelos japoneses.  O culto às cerejeiras é tão grande entre os japoneses que o “hanami” (observação das flores) é uma festa nacional, uma tradição que vem desde o ano 794 depois de Cristo.

Hanami à moda jordanense

Em Campos do Jordão a Festa das Cerejeiras já faz parte do calendário oficial de eventos da cidade. O evento acontece nos dois últimos finais de semana de julho e nos dois primeiros de agosto no Parque das Cerejeiras Sakura Home. 

Festa da Cerejeira de Campos do Jordão

Cultura Japonesa

Assim como no Japão, com a explosão das flores, moradores e turistas invadem o parque que fica todo colorido pelo rosa das cerejeiras. Mas diferente da festa original, aqui não se costuma fazer piquenique debaixo das árvores. Talvez porque depois da beleza das cerejeiras, seja a culinária japonesa a principal atração da festa. Turistas enchem a praça de alimentação para saborear pratos como o Bentô, o Sushi, o Tempurá, a Truta na Chapa, o Udon, além do tradicional Yakissoba.

A renda arrecada com as barracas da Festa da Cerejeiras é toda revertida para a manutenção da Casa de Repouso.

A renda arrecada com as barracas da Festa da Cerejeira é toda revertida para a manutenção da Casa de Repouso Sakura Home.

Em comum com o Hanami do Japão, a festa da cerejeira de Campos do Jordão apresenta manifestações culturais japonesas como a venda de artesanato, cerimônias do chá, recitais de haikus, atrações musicais, teatro e danças típicas. Sem falar nos turistas munidos de câmeras fotográficas e da centena de celulares apontados para as árvores.

Festa da Cerejeira de Campos do Jordão

Hanami - É só sentar e contemplar.

Hanami – É só sentar e contemplar.
Campos do Jordão-SP

Este ano a festa da cerejeira de Campos do Jordão será ainda mais especial. 2018 marca os 50 anos da festa na cidade. Em julho a festa acontece nos finais de semana de 21 e 22/07 e 28 e 29/07. Já no mês de agosto a festa contempla os finais de semana de 04 e 05/08 e 11 e 12/08.

A 50ª Festa da Cerejeira em Flor de Campos do Jordão é uma realização da Enkyo, da Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo – Recanto de Repouso Sakura Home e do Clube Cultural e Recreativo Cereja com o apoio da Prefeitura Municipal de Campos do Jordão e da Setur.

Recanto Sakura Home - Campos do Jordão

Recanto Sakura Home – Campos do Jordão

Programação da Festa da Cerejeira

Festa da Cerejeira de Campos do Jordão

Confira a programação completa, clique aqui.

O Recanto Sakura Home combina o verde das araucárias com o rosa das cerejeiras. Lindo! Lindo!

O Recanto Sakura Home combina o verde das araucárias com o rosa das cerejeiras. Lindo! Lindo!

*

Serviço

50ª Festa da Cerejeira de Campos do Jordão

Mais informações em: fb.com/festadacerejeira

Local: Parque das Cerejeiras Sakura Home

Endereço: Av. Tassaburo Yamaguchi, 2173
Vila Albertina – Campos do Jordão – SP
Horário: das 09h as 16h
Ingressos a venda no local: R$ 18
Idosos e estudantes com carteirinha: R$ 9
Crianças até 6 anos não pagam
Estacionamento gratuito no local havendo disponibilidade de vagas
Informações: Recanto de Repouso Sakura Home: (12) 3662-2911

***

OFERECIMENTO

Logo BG 30 Anos

***

Padrão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.